A Escola Estadual Professora Maria Ignês, em Piedade, viveu uma experiência marcante com seus alunos ao transformar a sala de aula em um verdadeiro tribunal. A atividade, conduzida pela professora Fernanda Francisco, promoveu um debate sobre OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) e alimentos transgênicos, estimulando os estudantes a refletirem profundamente sobre os impactos da biotecnologia na sociedade e em suas próprias vidas.
Mais do que discutir os prós e contras do uso de transgênicos, o momento proporcionou uma rica troca de ideias, despertando empatia, pensamento crítico e responsabilidade social. Os alunos não apenas argumentaram com base científica, mas também relacionaram o conteúdo com seus projetos de vida e interesses profissionais.
“Como professora foi incrível pensar em uma oportunidade para que os jovens vivenciem suas carreiras dos sonhos e criem um propósito. Viver sonhos é maravilhoso, mas torná-los realidade é melhor ainda”, destacou Fernanda Francisco, entusiasmada com o envolvimento dos estudantes.
A atividade mostrou que o conhecimento ganha poder quando é conectado com a realidade dos jovens. Alguns se reconheceram em áreas ligadas à ciência e à tecnologia, outros perceberam como informações bem fundamentadas são fundamentais para decisões conscientes no dia a dia. A aula se tornou um espaço de protagonismo estudantil, onde cada voz foi ouvida e respeitada.
A iniciativa reafirma o papel da educação em formar não apenas alunos informados, mas cidadãos preparados para transformar a sociedade com responsabilidade e visão de futuro.
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