A produção de hortaliças vem sentindo o impacto com as chuvas dos últimos meses que atingiram a região. Janeiro é o mês mais chuvoso em Piedade.
Há 15 dias, duas chuvas de granizo destruíram as alfaces americanas. O clima fez com que o agricultor decidisse colher as verduras mais cedo. Para ele, é melhor elas estarem em tamanho menor do que estragadas.
De acordo com o Centro de Integração de Informações Agrometereológicas (Ciiagro), foram quase 138 mm de chuva, o que representa 50% da média normal de precipitações para o período. Mas a quantidade foi o suficiente para causar estragos em muitas plantações.
Claudio Nadaleto, engenheiro agrônomo, explica que cerca de três mil agricultores do município já esperam a temporada de chuvas e ressalta que quem prepara a terra melhor consegue manter a qualidade dos produtos e ter uma menor perda.
Para os consumidores, os produtos chegam mais caros e geralmente com qualidade diferente de outras épocas do ano.
Piedade é um dos principais produtores de hortaliças do estado. 6% dos produtos que são recebidos pela Ceagesp de São Paulo saem do município. Ou seja, o que acontece nestas plantações, de uma forma ou outra, afeta a mesa de muitos consumidores.
Comentários: