A Prefeitura de Tapiraí, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada com o prêmio Luiza Matida, em novembro, por seus esforços na eliminação da transmissão vertical da sífilis. A premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, realizada no Espaço Hakka, em São Paulo.
O reconhecimento destaca municípios com menos de 100 mil habitantes que alcançaram critérios como a cobertura mínima de quatro consultas pré-natais e o tratamento de pelo menos 90% das gestantes. Tapiraí foi um dos 201 municípios premiados entre os 645 do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso das equipes de saúde local com o atendimento de qualidade às gestantes.
Idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, o prêmio homenageia a médica Luiza Harunari Matida, referência na luta pela eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Comentários: