Pergunta: Candidato, Geremias Ribeiro, sabemos que a saúde pública em nosso município sempre foi um desafio. Temos a UBS Central, os postos de saúde e a Santa Casa. Embora melhorias, como a modernização do espaço pediátrico, tenham sido feitas, ainda enfrentamos alta demanda por atendimento, falta de medicamentos e superlotação na Santa Casa. Por que é difícil trazer uma UPA para Piedade e qual é sua proposta para resolver o problema na saúde?
Resposta:
"Primeiro, gostaria de lembrar que, quando fui prefeito, investi muito nessa área. Trouxemos o SAMU, construímos um novo Ambulatório Municipal devido à demanda e criamos 16 novos leitos. No entanto, com o passar dos anos, a demanda aumentou demais, e saúde é um direito do cidadão. Nós defendemos o SUS, e acredito que para resolver os problemas da saúde em Piedade é necessário reorganizar todo o sistema com um planejamento integrado, envolvendo outras secretarias.
Minha proposta é descentralizar a saúde, levando-a aos bairros com a criação de novos postos de saúde, garantindo que os remédios básicos não faltem e fortalecendo a atenção básica da família, com agentes comunitários, enfermeiros e médicos próximos da população. Na área central, precisamos reestruturar toda a logística para melhorar o atendimento.
Quanto à UPA, é difícil viabilizá-la porque ela exige que o município tenha mais de 100 mil habitantes, e Piedade possui cerca de 53 mil. A solução que proponho é a descentralização e a criação de parcerias com o governo federal e estadual para buscar recursos. Além disso, pretendo investir em saúde preventiva e alternativas como yoga, homeopatia e remédios caseiros, além de um novo plano de carreira para os profissionais da saúde."
Comentários: