Portal de Notícias Jornal O Relato

Terça-feira, 16 de Junho de 2026

Notícias Política

Lula entrega 789 novas ambulâncias do Samu em Sorocaba

Investimento de R$ 243,5 milhões fortalece atendimento em 559 municípios de 21 estados

Lula entrega 789 novas ambulâncias do Samu em Sorocaba
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta sexta-feira (14), em Sorocaba, 789 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Com investimento de R$ 243,5 milhões, os veículos vão reforçar o atendimento em 559 municípios de 21 estados, melhorando o suporte a emergências médicas.

Durante o evento, Lula destacou o orgulho de ter criado o Samu em 2003, em seu primeiro mandato. Ele ressaltou que a renovação da frota faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o objetivo de universalizar o serviço até 2026.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é “a maior política de inclusão social do mundo” e que a ampliação do Samu reforça o acesso universal à saúde.

Leia Também:

Dos veículos entregues, 703 substituirão ambulâncias antigas em 501 cidades de 13 estados. Outras 86 novas unidades expandirão o serviço em 72 municípios de 17 estados. Com a entrega, a cobertura populacional do Samu sobe para 89,40%, beneficiando 20,4 milhões de pessoas, incluindo 1,7 milhão que estavam sem atendimento.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi o primeiro a falar. "O presidente Lula é bem-vindo a Sorocaba. Obrigado ministro Alexandre Padilha por atender Sorocaba." Manga lembrou que pediu ao presidente para ser recebido em Brasília para falar sobre o pacto federativo e que foi atendido.

O ministro Alexandre Padilha ressaltou que Sorocaba tem 38 médicos do Mais Médicos e 150 mil pessoas foram atendidas na cidade no programa Farmácia Popular. Sobre o Samu, ele disse que a entrega em Sorocaba é a maior de todos os tempos. Ele também lembrou e parabenizou que o trabalho foi iniciado pela equipe e pela gestão da ex-ministra Nizia Trindade.

 

Comentários:
Jornal O Relato

Publicado por:

Jornal O Relato

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!