Produtores rurais da região se uniram em um ato de protesto nesta sexta-feira (18) contra a possível instalação de uma mineradora no bairro Piraporinha. Dezenas de tratores foram enfileirados e participaram da "tratorada" pelas ruas do município como forma de demonstrar a insatisfação com a decisão.
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) se juntou aos manifestantes, destacando o apoio à causa. Os protestantes clamam pela anulação da decisão judicial que autoriza a MSX Mineradora a explorar minério na área, alegando riscos ambientais.
A prefeitura, que não assinou o documento de concessão de uso do solo à empresa, também se opõe à instalação. A preocupação central gira em torno dos impactos potenciais no meio ambiente e nas mais de 300 pequenas propriedades rurais do bairro, que representam mais de 50% da economia local.
Os moradores estão apreensivos com a possibilidade de contaminação da água e o temor de escassez do recurso devido à exploração mineral. Desde 2016, uma lei municipal de zoneamento proíbe mineradoras na cidade, o que reforça o posicionamento dos manifestantes.
Além das ações presenciais, os moradores também organizaram um abaixo-assinado em oposição à extração de minério na área. A mobilização destaca a força da comunidade na busca pela preservação do ambiente e do modo de vida rural que caracteriza o bairro Piraporinha.
Comentários: